O assunto principal desta conversa é ACESSIBILIDADE. Mas em vez de ir direto ao ponto, vamos traçar curvas, tal qual uma onda de rádio, afinal, conversa entre colegas regiobancários é sempre boa, sem pressa, como antigamente...
Há muito tempo, temos nos acostumado com termos em inglês no dia a dia. Um dos mais utilizados é composto pelas palavras fake news, que se traduzido ao pé da letra seria “novidades falsas”, expressão que nos assola diariamente, no afã de certos canais para manter engajamento digital, apressadamente, sem preocupação com a verdade, muitas vezes, por má fé.
Não vamos nos debruçar sobre a regulamentação da internet, outra palavra em inglês, nem sobre o estrangeirismo na língua portuguesa, mesmo porque, muito antes do anglicismo, tínhamos o galicismo, principalmente no âmbito diplomático e cultural brasileiro: Basta ler romances de Machado de Assis, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que embora criticasse o estrangeirismo, vez por outra recorria a expressões em francês.
Pois é... De repente, em meio a tantos termos em inglês na internet, nos deparamos com um déjà-vu, expressão francesa para definir algo novo que nos parece familiar.
Agora, sim! Começamos a entrar no assunto principal desta conversa, que é ACESSIBILIDADE.
A era digital nos trouxe a dinâmica das notícias via web e a necessidade de manutenção de canais de comunicação digital, como, por exemplo o site institucional da AFABRB (afabrb.org.br) e listas de transmissão de notícias por WhatsApp e e-mail, além da versão online do AFA EM FOCO, com atualização acessível digitando o endereço eletrônico afaemfoco.inf.br no seu navegador de internet ou simplesmente apontando a câmera do celular para a etiqueta QR CODE na ilustração desta matéria. Parece até mágica!
A versão online do AFA EM FOCO, todo mês, disponibiliza a cópia em PDF do nosso jornal impresso, além das matérias em formato HTML, adaptável para leitura em diferentes formatos de telas de computadores e celulares.
Algumas vezes, a versão online contém links para vídeos, fazendo com que certas matérias ganhem “ar de notícia de TV”... E agora, pois bem, vem de fato o déjà-vu! Na edição piloto de novembro de 2024, na versão online do AFA EM FOCO as matérias escritas foram convertidas para áudio, por meio de inteligência artificial. Desde a edição de novembro de 2024, portanto, quem preferir, em vez de ler as matérias, pode escutá-las na íntegra no site afaemfoco.inf.br, como se estivesse ouvindo rádio! É o tal podcast...
A tecnologia, usada para o bem, aproxima as pessoas. Poder ouvir as matérias por meio de um sintetizador de voz, tal como fosse a voz de um locutor de rádio, atende à demanda de Associados da AFABRB por mais ACESSIBILIDADE às informações.
Saudações!