Palavra do Presidente

A AFABRB, ao longo de seus 31 anos, pode afirmar com segurança que tem feito o possível para proporcionar aos seus filiados e FAMILIARES momentos de confraternização e lazer, com segurança, conforto e comodidade, por meio dos três encontros realizados anualmente: FESTA DO APOSENTADO, FESTA JUNINA e CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA, pois o filiado, mantenedor da Associação, é e sempre será nosso foco principal.

Um bom modo de ação considerado e adotado pelos gestores para organizar e controlar as presenças aos eventos foi TORNAR INDISPENSÁVEL A CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA, LIMITAR O PRAZO DE CONFIRMAÇÃO e ESTIPULAR O NÚMERO DE CESSÕES DE CONVITES (três por filiado).

O problema, no entanto, é que nem sempre as pessoas cumprem as medidas adotadas, única e exclusivamente, com o objetivo de preservar o bem-estar dos participantes e permitir o maior número possível de comparecimento dos Associados.

Convenhamos que nossas festas têm por objetivo a confraternização do Associado e familiares e, por isso, a confirmação em tempo hábil é extremamente importante para a organização do evento.

Entendemos perfeitamente que o Associado é dono do convite e tem direito de abrir mão dele, sem comparecer ou cedendo para um familiar; mas a informação, para a AFA, de que o convite foi cedido a terceiros é uma necessidade e preocupação básica, nossa, com a segurança do evento e a devida transparência, além de facilitar a logística da organização. 

imagem

Só para ilustrar, na Festa Junina do dia 22/06, tivemos 81 convites cedidos e informados, ou seja, 162 pessoas, não filiadas, participando do encontro; ao mesmo tempo, tivemos colegas que levaram filhos, noras, genros, netos, entre 4 e 8 convidados extras, pagando o valor do buffet para cada um, pois fazem questão de ir aos eventos, rever amigos e apreciar a festa com seus familiares. Como as confirmações ultrapassaram o número combinado com o buffet, tivemos de suspender tanto as confirmações como a cessão de convites, de forma cautelar. Por outro lado, com o grande volume de procura na última hora, foi necessário negociar com o buffet um novo limite de presença e, por fim, cerca 100 confirmações não compareceram. Em consequência, a Associação precisou arcar com o valor excedente, pois o comparecimento efetivo foi menor que o confirmado. Em resumo, esses problemas afetam as finanças da AFA e por isso são importantes para redefinir os custos planejados.

Incomoda-nos, como gestores, ser necessário fazer tais considerações; incomoda-nos, ainda mais, não se preservar a segurança do nosso público e seus direitos.

Não pretendemos nos colocar como moralistas, mas nos entristece a falta de reconhecimento de um trabalho sério de toda a equipe AFA, que busca do bem-estar dos nossos colegas; nos preocupamos com o bom costume de respeito às normas; nos preocupa a institucionalização velada do não reconhecimento do direito do próximo. 

A AFA não tem por objetivo único a realização de festas: temos deveres maiores, a exemplo do patrocínio da ação de correção do PASEP, mesmo sem sabermos se teremos êxito, ou seja, buscamos sempre defender o direito de nossos filiados.

Gratos pela compreensão e, por favor, ajudem-nos a manter o nível de nossos eventos, geralmente muito elogiados (como ocorreu com a Festa Junina deste ano), dentro do grupo APOSENTADOS DO BRB; confirmem a PRESENÇA / CESSÃO DE CONVITE dentro do prazo estipulado, citando o nome de quem está cedendo e de quem irá usar o convite.

Provavelmente, no segundo domingo de dezembro deste ano, 08/12, teremos a nossa Confraternização Natalina e esperamos contar com sua presença.

Saudações!