Quais são nosso maiores patrimônios?
O sonho de Dom Bosco inspirou JK para a construção de Brasília. Acreditamos que a maioria de nós conhece essa história, com detalhes ou superficialmente. E os sonhos de cada um dos pioneiros que vieram trabalhar na construção de Brasília, com a mão na massa ou em outras atividades, materializou o sonho. Só que a história não se encerra assim, afinal os sonhos vão se renovando e se complementando.
Olhando das janelas dos palácios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, pouco tempo após a inauguração do Plano Piloto traçado pelo urbanista Lúcio Costa, as autoridades da “Capital de Todos o Brasileiros” perceberam que nem todos caberiam nas Asas de Brasília e começaram a planejar novas cidades que se tornaram Regiões Administrativas do DF, ainda hoje conhecidas como “Cidades Satélites”.
O nosso querido BRB foi criado quatro anos após a inauguração da Capital Federal para ajudar no desenvolvimento de Brasília e, evidentemente, se tornou fomentador do desenvolvimento econômico de todo o Distrito Federal. Nossa família regiobancária não está mais só no “quadradinho”. Há agências do BRB ajudando no desenvolvimento de toda a RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento Econômico, que a partir de fevereiro deste ano de 2024 foi ampliada de 19 para 29 municípios de Goiás e de dois para quatro municípios de Minas Gerais, totalizando 33 municípios, com especial atenção de iniciativas diversas, por meio de cursos e métodos de estudos para concursos que abordam a realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE.
Nesse contexto, o sonho de um jovem que ingressa no BRB pode estar em trabalhar numa agência do Plano Piloto ou não. E muitos regiobancários que já vislumbram a aposentadoria podem estar sonhando em viver uma vida tranquila numa das cidades do DF, da RIDE ou além dessas fronteiras, haja vista que o BRB cada vez mais se expande em nível nacional, planejando se tornar um banco para todos os brasileiros.
Na condição de aposentados, é natural sentirmos orgulho da expansão do “Banco da Nossa Conta” e de todo conglomerado BRB. Assim como é natural, sempre que preciso, fazermos alguma crítica. Em junho deste ano, publicamos aqui no AFA EM FOCO uma matéria sobre a dificuldade que usuários relataram em acessar o APP Saúde BRB. Por esse motivo, cobramos na ocasião mais atenção para com os mais idosos. Por outro lado, estamos sempre divulgando aspectos positivos, informando que os beneficiários da Saúde BRB podem contar com a Central Nacional UNIMED em todo País. Esses são apenas dois exemplos. Estamos cientes que a AFABRB tem associados para “além do quadradinho” e que precisamos ser cada vez mais atentos para congregar os colegas.
2025 se aproxima. Estamos caminhando para um NOVO ANO. Com o tempo, muitos conceitos mudam. É, portanto, correto concordar que “atualmente, a acepção da palavra patrimônio é plural. Não existe um patrimônio, mas muitos e diferentes patrimônios”, questão abordada em concursos. Porém, há de se ressaltar o que é fundamental. Assim como não podemos abrir mão de viver nossos sonhos, com SAÚDE e preservação dos DIREITOS conquistados após anos e anos de trabalho, saibamos valorizar e reafirmar que nossa UNIÃO é, também, um dos nossos grandes patrimônios.
Saudações.