ENCONTRO COM NOVO PRESIDENTE DO BRB

Caros colegas, no dia 14 deste mês, ocorreu na presidência do Banco um encontro entre AFABRB e o novo presidente do BRB. O presidente, Dr. Nelson ..., acolheu pedido de audiência feito pela AFA, alguns dias antes, com pauta da Associação, que foi abordada nessa reunião. Entre os motivos do encontro, primeiro era dar as boas vindas ao novo presidente. Na oportunidade, todo solícito e descontraído, ele nos franqueou a palavra para delinearmos outras razões da nossa demanda.

Bastante seguro e explicativo, o presidente já foi adiantando providências e atividades alusivas à situação do Banco no presente momento. Mencionou resultados positivos alcançados, já nos primeiros dias de sua atuação, mediante medidas e resoluções de urgência (de impacto imediato), notadamente voltadas à recuperação da imagem do BRB, em primeiro lugar, mas concomitantes com outras não menos importantes. Disse-nos que o Banco tem liquidez e se fortalecerá aos poucos durante este ano de 2026. Estaria reorganizando medidas e ações quanto à rotina da instituição, observando que muitas delas não se enquadravam dentro dos objetivos como banco regional, de varejo e de fomento.

O Presidente destacou que operações e medidas claramente dissonantes com a finalidade de estabelecimento bancário de mercado seriam imediatamente corrigidas ou retiradas de curso.

Dr. Nelson garantiu os recursos costumeiramente aportados para manutenção do Plano de Saúde dos regiobancários (nossa Caixa de Assistência), comentando que esse direito não pode, simplesmente, ser retirado da vida dos servidores, porquanto se trata de sustentáculo essencial, assim como outros construídos por eles, ao longo da vida do Banco.

Ressaltou que os aposentados têm, em seu conceito, grande admiração e respeito, porque, entre outros fatores, trouxeram o BRB fortemente consolidado até aqui.

Conversamos, também, sobre assuntos do BRB e Banco Master, envolvendo pretensa compra pelo BRB de fatia daquele banco, operação não efetivada pela gestão anterior do Banco de Brasília; porém já havia sido realizada, ainda em 2025, a aquisição de ativos do Master. Nesse tema, o Dr. Nelson afirmou que o BRB poderá recuperar totalmente os valores adiantados em citada operação (cerca de R$ 12 milhões), já tendo resgatado boa parte, acentuando providências para busca de recuperação de todo o valor desses ativos, cujo processo segue rigorosamente dentro das regras do sistema bancário e pelas vias legais que o caso requer. Confirmou que o BRB tem solidez e mantém firmes seus fundamentos para continuar operando e competindo no mercado bancário, sem qualquer risco de quebradeira nem de privatização. Sugeriu que os aposentados deixem receios e ansiedades, e possam dormir tranquilos, porquanto nossos direitos seguirão garantidos, não havendo, portanto, motivos para preocupações, conclamando a todos para somarem forças na defesa do BRB, especialmente na reputação do Banco junto ao público em geral, combatendo notícias inverídicas eventualmente divulgadas sem o devido compromisso com a verdade.

AFABRB, agradece ao Sr. Presidente, pelo nobre gesto de acolher os gestores da nossa Associação, para a obtenção de esclarecimentos importantes acerca do Banco de Brasília, bem assim quanto à perenidade das instituições do complexo que mantêm o essencial para a vida dos empregados, sejam da ativa ou aposentados.